quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

FILMES

Agora vamos socializar informações sobre filmes interessantes que tratam de diferença e diversidade. As informações foram retiradas do site da UNISC - Universidade de santa Cruz do Sul - Núcleo de Apoio Acadêmico. Aproveitem!!!

A história de Brooke Ellison



Um grave acidente deixa a jovem Brooke Ellison tetraplégica. Mas sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor.
Drama biográfico baseado na vida de Brooke Ellison, que ao lado de sua mãe Jeane escreveu um livro em que conta sua história


Filme: A Casa
Um grupo de mulheres com deficiência mental falam de suas vidas e memórias através de desenhos que serão transformados em animações criadas pela diretora Vivienne Jones. Um grupo de artistas. Um filme de Eija-Liisa Ahtil.


Filme: A chave de casa


Um jovem que possui deficiências físicas e psicológicas devido a problemas no parto precisa ir anualmente a um hospital de Berlim. Numa destas viagens seu pai o acompanha, na tentativa de se aproximar dele. Com Charlotte Rampling


Filme: A cor do Paraíso


Filho espera o pai vir buscá-lo para as férias, numa escola especial para crianças cegas. O pai no entanto fica relutante em levá-lo para casa, por pensar que isso poderá atrapalhar suas pretensões de se casar de novo.


Filme: After Life

Relação entre uma moça com síndrome de Down e seu irmão.




Filme: Além dos meus olhos

Após alguns anos de casados, James e Ethel, que são cegos, cobrem que não podem ter filhos. quando decidem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.

Filme: A maçã


Trata do isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito velho que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.


Filme: A música e o silêncioFilme: A Música e o Silêncio

É a história de Lara, menina que renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos-mudos. Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Lara apaixona-se pela música e decide dedicar-se de corpo e alma aos estudos do instrumento musical. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida.

Filme: Amargo regresso

Um capitão das forças armadas americana vai lutar no Vietnam e sua mulher decide servir como voluntária em um hospital para veteranos. Lá ela encontra um antigo colega da faculdade, agora um soldado paraplégico, e apaixona-se por ele.



Filme: A pessoa é para o que nasce

Três irmãs, cegas de nascença e cantoras, encontram o seu estar no mundo na música,cantam pelas ruas da cidade a fim de complementar a renda familiar, sustentada pela mísera aposentadoria.


Filme: "A procura de Mr. Goodbar"


Baseado no best seller de Judith Rossner, "A procura de Mr. Goodbar" tem como atriz principal Diane Keaton, que faz o papel de uma mulher reprimida sexualmente que de dia dá aulas como professora de crianças surdas, e à noite procura o prazer nos braços de homens desconhecidos. O talento de Diane Keaton mantém nossa atenção sobre o filme que foi indicado ao Oscar em 1978. O filme marcou também o primeiro trabalho substancial de Richard Gere e de Tom Berenger.

Filme: Asas da liberdade



Um ex-combatente do Vietnam é internado depois de um surto psicótico. Durante o tannse, ele recorda sua vida pobre e sonha ser um pássaro. Ganhou Prêmio Especial do Júri em Cannes.



Filme: Belinda

História de uma mulher surda, estrelada por Jane Wyman, que ganhou o Oscar.

Filme: Benny e Joon - corações em conflito


Benjamin "Benny" Pearl (Aidan Quinn) é um mecânico que cuida da sua irmã, Juniper "Joon" Pearl (Mary Stuart Masterson), uma jovem com problemas mentais. Joon vai à loucura quando, por ter perdido em um jogo, se vê obrigada a tomar conta de um excêntrico jovem, Sam (Johnny Depp), que parece ser a reencarnação de Buster Keaton. Mas Sam, com seu jeito peculiar, irá transformar muito a vida deles. Joon se apaixona por Sam, e pela primeira vez Benny se vê com ciúme da irmã, com medo de perdê-la.

Filme: Bicho de sete cabeças


Conta a história de Wilson e seu filho Neto, que possuem um relacionamento difícil. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que o submete.

Filme: Blink - num piscar de olhos


Mulher faz cirurgia para recuperar a visão, porém passa a enxergar tudo com um dia de atraso.


Filme: Carne trêmula


Uma briga de casal acaba em troca de tiros com a polícia, um dos policiais é baleado e fica paraplégico. O homem que atirou é preso e o ex-policial torna-se um jogador de basquete famoso. Ao sair da prisão, o jovem quer vingança e aproxima-se da mulher do ex-policial.

Filme: casamento proibido


Hedir, paraplégico desde os 15 anos, foi impedido pelo bispo de casar-se na Igreja Católica em função de uma lei do Vaticano de 1084, segundo a qual um homem precisa ser capaz de copular para poder casar.

Filme: castelo de gelo


Patinadora adolescente é descoberta por famosa treinadora, que transforma a garota em campeã mundial. No auge da fama, ela sofre acidente, que a deixa cega, tendo de recomeçar do zero, com a ajuda do namorado.

Filme: Cegos, surdos e loucos


Dois amigos, um cego e o outro surdo, são as únicas testemunhas de um assassinato. Enquanto a polícia acha que eles são os culpados, os verdadeiros assassinos os perseguem.

Filme: Código para o inferno


Após descobrir a senha que dá acesso a um programa secreto do governo americano, um garoto autista (Simon Linch) tem seus pais assassinados e passa a ser perseguido. Sua única chance de escapar é contando com o apoio de um agente do FBI (Arthur Jeffries), que decide protegê-lo e desvendar o caso.

Filme: Como uma borboleta


Przemek teve paralisia cerebral ao nascer. Sua capacidade de comunicação ficou totalmente comprometida até que teve acesso à linguagem BLISS e revelou sua capacidade de expressão.


Crianças Invisíveis


Uma série de curtas mostrando a dificuldade das crianças em sobreviver ao enfrentar a realidade das ruas.Seja coletando sucata nas ruas de São Paulo ou roubando para viver em Nápoles e no interior da Sérvia, os filmes são protagonizados por personagens infantis que lidam com uma dura realidade, na qual crescer muito cedo acaba sendo a única saída

4 comentários:

Lucimar disse...

Regina adorei suas sugestoes sabe onde posso encontrar estes filmes?

Regina Rocha disse...

Oi Lucimar!

São fáceis de achar em locadoras. E se quiser comprar também consegue. Coloca nona busca do Google que você encontra.

Wellington de Oliveira Teixeira disse...

Cara Lucimar, há um filme italiano maravilhoso que trata do tema cegueira infantil de um modo incrível. O título no original é Rosso come il cielo (vermelho como o céu). Vale a pena indicar.

Regina Rocha disse...

Ótima lembrança, Wellington!!!

Estou mesmo precisando postar novos filmes e livros e colocarei esse que você sugeriu. Obrigada