sábado, 15 de outubro de 2011

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR













Nas reflexões feitas a partir do pensamento do nosso grande mestre Paulo Freire, compreendemos a fundamental importância de todos os PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, na tão falada e esperada transformação da nossa sociedade. É uma grande responsabilidade, que os professores abraçam com muita coragem, paixão, alegria e sobretudo muito amor. “Sem medo de ser feliz”:

"A compreensão do mundo está estreitamente ligada à compreensão do processo lingüístico." (Paulo Freire)

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Não se pode falar de educação sem amor. " (Paulo Freire)

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. " (Paulo Freire)

"A sectarização, porque mítica e irracional, transforma a realidade numa falsa realidade, que, assim, não pode ser mudada." (Paulo Freire)

"Não há vida sem correção, sem retificação." (Paulo Freire)

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão." (Paulo Freire)

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Mudar é difícil mas é possível." (Paulo Freire)

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém." (Paulo Freire)

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade." (Paulo Freire)
"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)

"Amar é um ato de coragem." (Paulo Freire)

"Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina." (Paulo Freire)

"As terríveis consequências do pensamento negativo são percebidas muito tarde." (Paulo Freire)

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)

"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer." (Paulo freire)

"Ninguém liberta ninguém. As pessoas se libertam em comunhão." (Paulo Freire)


PARABÉNS A TODOS OS EDUCADORES!!!

TENHAM UM LINDO E AGRADÁVEL DIA!!!

Nenhum comentário: