quarta-feira, 12 de março de 2008

De Volta




Nossa!!! Quanto tempo, não é? Como diria a Ju, pois é... então..

Vamos atualizar!!!

Pensei sobre o que postar pra recomeçar e resolvi indicar alguns filmes que podem nos ajudar na reflexão sobre a questão do respeito às diferenças. Vamos lá, então:

1. Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

(What's Eating Gilbert Grape, 1993)
» Direção: Lasse Hallström
» Roteiro: Peter Hedges (romance e roteiro)
» Gênero: Drama/Romance
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 118 minutos


Gilbert Grape é um adolescente que mora na pequena cidade pequena cidade de Endora, um cidade do interior. Gilbert cuida de seu irmão Arnie (papel representado por Leonardo DiCaprio), com déficit intelectual, de duas irmãs e de sua mãe extremamente obesa. Além da grande carga de responsabilidade naquela idade, Gilbert tem que lutar contra o preconceito das pessoas da cidade, das irmãs e o próprio preconceito, que faz com que se envergonhe de sua mãe e sofra com as atitudes “impensadas” do irmão deficiente. A cidade é calma e a vida segue seu rumo, até que Becky aparece, e Gilbert se apaixona por ela. Agora ele terá que lidar com a problemática família ao mesmo tempo em que quer aprender os segredos da moça.

2. OS Melhores Dias de Nossas Vidas

Título Oruginal: (Inside I'm Dancing)
Ano: EUA - 2004
Direção: Damien O'Donnell.
Elenco: James Mcavoy, Steven Robinson, Jefrey Caine.
Duração: 104 min

Rory O’Shea, um rapaz tetraplégico é o típico jovem descompromissado com a vida e com as pessoas. Aquele adolescente que irritaria qualquer mãe, não tem papas na língua, portanto, fala o que pensa e não se preocupa se vai magoar alguém ou não, um cara anárquico, sem levar ao pé da letra.

Michael (Steven Robertson tem paralisia cerebral., e tem características bem opostas, vive a mesmice de uma série de impossibilidades, a base de regras e convenções pelo simples fato de ser diferente.

Um longa que pode ser considerado como uma lição de vida, comove, toca e instiga, nos leva a auto-reflexão de nossas vidas, aproveita nos mínimos detalhes para alfinetar o quanto o ser humano está despreparado para lidar com o diferente.
É um belo filme que mostra o quanto ainda precisamos evoluir em aceitação e em tolerância.

3. Perfume de Mulher

Título original: Scent of a Woman
Ano: 1992
País: Estados Unidos
Duração: 157 min.
Gênero: Drama

Diretor: Martin Brest (Um Tira da Pesada, Contato de Risco)

Al Pacino é Frank Slade, um coronel aposentado, que ficou cego quando trabalhava para as forças armadas. O jovem estudante secundarista Charlie Sim

ms (Chris O'Donnel), à procura de um emprego de fim-de-semana, aceita a difícil tarefa de cuidar de Frank, um cara muito ranzinza, já que sua família está de partida, em viagem no dia de ação de graças. Mas Frank pretende mesmo é viajar a Nova York e se esbaldar com tudo do bom e do melhor, uma amarga despedida de uma vida à qual ele não quer mais se apegar.
Frank é exímio conhecedor de mulheres e das fragrâncias por elas usadas e possui muitas outras qualidades escondidas sob sua carapaça arrogante. Ele vai de momentos de genuína ternura paternal em relação ao rapaz a terríveis ataques de auto-preservação e agressividade.
Charlie se meteu num conflito escolar e recebe ajuda de Frank para resolvê-lo.
Perfume de Mulher é um belo filme, onde podemos ver que sempre há algo a aprender mesmo junto àquelas pessoas diferentes, basta que busquemos o seu potencial.

4. À Primeira Vista


Título Original: At First Sight
País de Origem: EUA
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 129 minutos
Ano de Lançamento: 1999


Virgil (Val Kilmer) ficou cego acidentalmente na infância. Trabalha como massagista num spa, desenvolvendo um excelente trabalho. Amy (Mira Sorvino) vai passar uns dias no spa, conhece Virgil se apaixona. Amy encontra uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia. Mas o período de adaptação traz grandes conflitos. É um filme bonito, que traz interessantes pontos para reflexão.

Bem, por hoje é só. Numa próxima oportunidade indicaremos outros filmes interessantes. Aguadem!!!

Um comentário:

Juliana Freitas disse...

Caraca!!! achei que tu nunca mais fosse escrever aqui!!!