terça-feira, 3 de abril de 2012

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


.

O Dia Mundo do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas[1], em 18 de Dezembro de 2007[2], para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a iniciativa do Catar e da família real do país, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.
Acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.
O Autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros e, ainda assim, a falta de conscientização e conhecimento das pessoas sobre o tema é um dos principais empecilhos para quem tem autismo conseguir viver melhor. Esta é a principal motivação do Instituto Autismo & Vida para promover uma série de atividades nesta semana, em Porto Alegre, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criar a campanha que divulga esta programação foi a forma que o Grupo DEZ Comunicação encontrou para colaborar com a causa.
Incorporando o conceito já utilizado pelo Instituto – “Diferente é o mundo que queremos”, a DEZ assina outdoor, convite, botton, banner e faixa, todos com predominância do azul, cor escolhida mundialmente para referenciar a síndrome. Além disso, a DEZ ainda criou material institucional para o Instituto Autismo & Vida.
Representantes de movimentos ligados ao autismo, junto com parlamentares defendem  a aprovação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.  O Projeto de Lei 1.631/11, que institui a política, já teve o aval do Senado. A matéria, aprovada por unanimidade pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, segue agora para apreciação da Comissão de Seguridade Social. O relatório elaborado pelo deputado Roberto Policarpo (PT-DF) altera, entre outros pontos, o regime dos direitos no serviço público permitindo que portadores do autismo tenham flexibilidade de horário de trabalho, sem necessidade de compensação.
Segundo o relator, o projeto ajudará a derrubar o mito de que o autista vive “em outro mundo e gosta de solidão”. “Apesar das dificuldades, ele quer se comunicar e tem condições de conviver com a sociedade, longe do preconceito”, destacou Policarpo. “As escolas que alegam não ter condições de recebê-los mostram uma inversão, pois se a educação estiver bem preparada vai atingir por igual todos os estudantes”. De acordo com a vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a deputada Erika Kokay (PT-DF), as famílias não contam atualmente com apoio médico e psicológico na rede pública de saúde para o tratamento da doença.
Na noite do dia 02 de abril o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro e o prédio do Ministério da Saúde, em Brasília, recebem luzes azuis, a exemplo do que acontece com monumentos em diversas partes do mundo, chamando atenção para a causa do autismo. O governo do DF vai disponibilizar um centro de informações sobre o autismo em seu site, permitindo que pais, professores e defensores da causa encontrem informações sobre esse tipo de doença.

Fontes:
Wikipédia
http://www.revistavoto.com.br/site/noticias_detalhe.php?id=3193&t=Pela_conscientizacao_sobre_o_Autismo

2 comentários:

Camila disse...

Olá,
Meu nome é Camila e eu trabalho na assessoria de imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e eu gostaria de um e-mail ou algum tipo de contato para sugestão de pautas.
Meu e-mail é: camiladepentorctcpucrio@gmail.com

Obrigada,
Camila

Regina Rocha disse...

Olá Camila!

Mando pro seu e-mail. No que eu puder ajudar, estou à disposição.


Abço

Regina