Paulo Freire faria hoje, 19 de
setembro de 2012, 91 anos! E aqui vai a minha singela homenagem.
Em 13 de abril de 2012, foi
sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação
Brasileira. Eu o elegeria patrono de muitas outras coisas, entre elas e
principalmente, da luta pelo reconhecimento e valorização da DIVERSIDADE
Brasileira. Quem assistiu ao vídeo acima teve uma pequena mostra disso. (Se
você não assistiu, assista que vale muuuuuitoo a pena).
Brasileiro, nordestino, ser
humano da maior qualidade que pode existir, Paulo Reglus Neves Freire nasceu em
Recife, no dia 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) Paulo
Freire inspirou o movimento chamado pedagogia crítica e é considerado um dos
pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial.
Tudo em seu trabalho pode ser
destacado, com brilho especial para a educação popular, que dá à escolarização
o mesmo valor que à formação da consciência política.
Foi o
brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris
Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.
Para mostrar a grandiosidade do
pensamento de Paulo Freire, algumas de suas frases:
"Não é possível refazer este
país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando
de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade
muda."
“A grande generosidade está em
lutar para que, cada vez mais, estas mãos, sejam de homens ou de povos, se
estendam menos, em gestos de súplica. Súplica de humildes a poderosos. E se vão
fazendo, cada vez mais, mãos humanas, que trabalhem e transformem o mundo...
Lutando pela restauração de sua humanidade estarão, sejam homens ou povos,
tentando a restauração da generosidade verdadeira.”
“A
humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém
é superior a ninguém”.
“As
coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios
conseguem vê-las”.
“A
violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade
do ser humano”.
A
ignorância é a maior multinacional do mundo.
“De que
me adianta temer o que já aconteceu? O tempo do medo já aconteceu, agora,
começa o tempo da esperança...”
“Os
sonhos devem ser ditos para começar a se realizarem. E como todo projeto,
precisam de uma estratégia para serem alcançados. O adiamento destes sonhos
desaparecerá com o primeiro movimento”.
“Quem não
lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo”.
"Eu sou um intelectual que não tem
medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas
e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
"A alegria não chega apenas no
encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender
não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."
"Educar e educar-se, na
prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que
sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que,
quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar
que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".
"O mundo não é, o mundo está
sendo".
"A leitura do mundo precede
a leitura da palavra"
"Se a educação sozinha não
transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".
"O homem, ser de relações, e
não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo"
"É porque eu amo o mundo que
luto para que a justiça social venha antes da caridade"
"Somente o homem pode
distanciar-se do objeto para admirá-lo"
"Ninguém liberta ninguém,
ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."
"Educação não transforma o
mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".
"A educação modela as almas
e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais”.
"Não posso continuar sendo
humano se faço desaparecer em mim a esperança"
“Não há saber mais, nem saber
menos, há saberes diferentes'’
"Como professor não me é
possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero
permanentemente a minha".
"O tempo que levamos dizendo
que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo
é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".
"...Aprender não é um ato
findo. Aprender é um exercício constante de renovação..."
"A amorosidade de que falo,
o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente,
exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar
ao lado da coragem de AMAR!!!"
"Não é, porém, a esperança
um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto
com esperança, espero”.
"Por isso a alfabetização
não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de
dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do
educador".
"Ninguém educa ninguém,
ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo
mundo".
"A teoria sem a prática é
puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego".
"O conhecimento exige uma
presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora
sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em
reinvenção".
"Estudar exige disciplina.
Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas
repetir o que os outros dizem ..."
"Estudar é um dever
revolucionário"
"A escola sozinha não muda
as condições de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que
pode?"
"Não nego a competência, por
outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade
que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais
gente".
"A educação tem caráter
permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos
educando".
"Ninguém ignora tudo.
Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma
coisa, por isso aprendemos sempre".
"Ai de nós, educadores e
educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".
"Crescer como Profissional,
significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos, para
chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade
em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como
profissionais da Educação".
"Se nossa opção é
progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da
injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não
de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa
opção"...
"O educador se eterniza em
cada ser que educa".
"Todo conhecimento é autoconhecimento"
.
"Sem limites, é impossível
que a liberdade se torne liberdade e também é impossível para a autoridade
realizar sua obrigação, que é precisamente a de estruturar limites"
"O erro na verdade não é ter
um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto
de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com
ele".
"Ensinar exige segurança,
competência profissional e generosidade. "
“A educação é um ato de amor, por
isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não
pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
" Precisamos contribuir para
criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso
que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se
fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida"
" É fundamental diminuir a
distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado
momento a tua fala seja a tua prática."
"É preciso ousar, aprender a
ousar , para dizer NÃO à burocratização da mente a que nos expomos
diariamente".
"É preciso ousar para jamais
dicotomizar o cognitivo do emocional. Não deixe que o medo do difícil paralise
você".
"Sem a curiosidade que me
move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
"A educação necessita tanto
de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".
“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso
compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha
para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
“Me movo como educador, porque, primeiro,
me movo como gente”.
“Onde quer que haja mulheres e
homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que
aprender”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário